Mistério, fantasia, descobertas científicas, adolescência são alguns dos assuntos abordados na Coleção Tirando de Letra, destinada ao público juvenil (12-13 anos).

Publicados pela Atual Editora desde 1995.

São 60 títulos diferentes de 31 escritores consagrados na literatura infanto-juvenil brasileira!

Alberto Beutenmüller, Amilcar Neves, Antônio Carlos Olivieri, Antônio de Pádua e Silva, Edson Gabriel Garcia, Elias José, Fanny Abramovich, Ganymédes José, Giselda Laporta Nicolelis, Gláucia Lemos, Ivan Jaf, Jair Vitória, Jane Tutikian, José Américo de Lima, Júlio Emílio Braz, Leo Cunha, Lino de Albergaria, Lourenço Cazarré, Luci Guimarães Watanabe, Lúcia Pimentel Góes, Luiz Antônio Aguiar, Márcia Leite, Marcos Bagno, Marta Melo, Moacyr Scliar, Odette de Barros Mott, Ricardo Filho, Sylvia Orthof, Telma Guimarães Castro Andrade, Teresa Noronha e Wagner Costa.

Esse blog é uma homenagem a essa coleção que estimulou o interesse literário em vários jovenzinhos brasileiros.
Todos os direitos do texto das contracapas e imagens das capas/contracapas pertencem aos seus respectivos detentores.

domingo, 11 de janeiro de 2015

A 8ª Série C

 
Autor (a): Odette de Barros Mott
Ilustrador (a): Zeflávio Teixeira
Nº de Páginas: 152 páginas
ISBN: 85-705-6666-2
Edições: 15ª (1995), 16ª (1995), 17ª (1995), 18ª (1995), 19ª (1996), 20ª (1996), 21ª (1996), 22ª, 23ª (1997), 24ª, 25ª (1998), 26ª (2001, com reimpressões em 2002 e 2003)

"Puxa! Eu não saio mais desta, pô! Vou tentar outra coisa. Também esse rádio não tem nada que preste e o professor de História é um podre que não sabe ensinar e depois dá zero... O que eu vou fazer é contar pra mãe toda essa mentira. Porcaria de festa, não me diverti nada, ainda o Jopa achou ruim, o Jopa também é outro quadrado, não eu é que errei...

Ficar com isso na cabeça não dá mais pé. Vou falar, se vier bronca, que venha. Minha cuca tá parecendo aqueles joguinhos de armar, junto os quadradinhos, dá errado, desmancho, junto outra vez, puxa! Chega! Não consigo acertar, falo, não falo, esqueço. Não posso esquecer, falo com o pai, falo com a mãe, falo com os dois hoje. Amanhã? Desarruma as peças, arruma de novo, falo amanhã, certeza, dou minha palavra pra mim mesma que falo amanhã, não depois."
contracapa

Gabriela está confusa. Não sabe se enfrenta os pais ou não. Afinal, andou pregando uma senhora mentira! Júlio também andou aprontando muito e não sabe o que fazer; tenta se aconselhar com sua amiga Márcia, que tem mais cabeça. Conflitos, dúvidas, amores, solidariedade... É a 8ª série C.

[fonte: contracapa do livro]

Júlio, Márcia, Gabriela, Jopa, Mariela são alunos da 8a série C e estão vivendo um período muito importante em suas vidas: são adolescentes. Estão experimentando os primeiros amores, têm conflitos com os pais e nem sempre sabem o que fazer, mas têm dúvidas e questionamentos fundamentais para o seu crescimento. [fonte: site da editora em setembro de 2004] 

Publicado originalmente em 1976 pela Editora Brasiliense (Coleção Jovens do Mundo Todo) e ambientado em 1974, o livro pode ser trabalhado numa parceria entre as disciplinas de Português e História, ao comparar (semelhanças e diferenças) o comportamento dos adolescentes no passado (já que o livro foi publicado a quase 40 anos) e nos dias atuais. Além disso podem ser abordados os temas transversais de Ética (os vários tipos de grupos de adolescentes e sua influência sobre os jovens; o relacionamento entre pais e filhos adolescentes) e Orientação Sexual (o primeiro amor; o despertar para a sexualidade).

A escritora Odette de Barros Mott nasceu em 24 de maio de 1913, na cidade paulista de Igarapava, mudando-se ainda menina para São Paulo. Filha de Carlos Castilho de Barros e Antonieta Castilho de Barros. Seu pai, autodidata que falava seis línguas, foi que despertou na escritora o gosto pela leitura. Formou-se como professora pelo Instituto de Educação Caetano de Campos, trabalhando como professora primária no Colégio Santana durante quatro anos. Seus primeiros trabalhos literários foram publicados no jornal O Ginásio, colaborando com suas poesias também para os jornais Eco Mariano e O Jocismo, culminando na publicação do livro de poemas Tranquilidade (com o nome de solteira, Odette Castilho de Barros) em 1935, quando tinha pouco mais de 20 anos de idade. Com 24 anos, Odette casou com Leone Mott, com quem teve 8 filhos. Para entreter as crianças, a mãe começa a criar histórias, revelando sua vocação para literatura. Seu primeiro livro infantil, Aventuras no país das nuvens, foi publicado em 1949. Depois disso, Odette não parou mais, publicando por volta de 70 livros até a data de sua morte em 21 de maio de 1998, os 84 anos de idade.

Foram três livros da escritora publicados na Série Tirando de Letra: A 8ª Série C, A Rosa-dos-Ventos e Justino, o Retirante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário